segunda-feira, 23 de março de 2009

Combinações felizes e... infelizes







Saiba o que misturar e não prejudique sua dieta
Muitos alimentos não devem ser ingeridos juntos. Eles prejudicam a dieta e, muitas vezes, até a saúde. Veja as boas e más combinações, segundo a nutricionista Vivian Talarico, de São Paulo. Não esqueça, porém, que qualquer comida pode engordar. Tudo depende da quantidade... Pegue leve!


DERAM CERTO
Arroz + feijão = dupla perfeita
Essa combinação é vítima de muitos debates. Mas na minha opinião é a mais perfeita combinação, pois nela está o carboidrato do arroz e a proteína do feijão. O lipídeo ficou na preparação dos mesmos, ou seja, os macronutrientes estão todos presentes aí, nessa simples combinação, que se revela excelente para a saúde.

Arroz integral + carne de soja = vale, com moderação
O arroz integral é uma boa pedida sempre, por ter mais fibras em sua composição, o que ajuda na luta contra a constipação e no combate ao colesterol, entre outras aplicações. Já a soja é uma proteína vegetal com alto valor biológico. Em estudos realizados com mulheres orientais comparadas com as ocidentais, foi constatado que as orientais sofrem menos com os efeitos da menopausa, depressão e câncer de mama, osteoporose e doenças no coração. Tudo isso se deve aos isoflavonóides que são encontrados nesse grão. Juntos, formam uma dupla perfeita.

Filé de frango + salada de folhas = devagar e sempre
É sim uma boa combinação, porém não para alimentar-se durante muito tempo. Isso porque a ausência de carboidrato é gritante. E, com a falta desse macronutriente, um indivíduo pode vir a ter até uma hipoglicemia, dependendo da atividade física que realiza durante o dia. Essa combinação também não contém ferro, dependendo das folhas utilizadas. Ela é, sim, boa, mas como indicação de uma nutricionista que acompanhe os seus hábitos alimentares e de qualidade de vida. Para anexar ferro a ela, coma junto salada de folhas de couve, cruas.

Lingüiça + brócolis = cozida e cozido, ok!
A lingüiça é um alimento gorduroso. Então tem que haver um imenso cuidado na forma de seu preparo. Ela deve ser cozida. Hoje existem também dezenas de opções de lingüiças magras: de frango, chester ou peru. Se for possível, dê preferência a essas que são de carne magra. A combinação da lingüiça com o brócolis, que é um vegetal, verde-escuro (fonte de ferro), ou qualquer outro vegetal com essa característica é ótima. Pode ser ingerida com tranqüilidade.

Cenoura + beterraba = vale para quem não está de dieta
Os dois alimentos possuem particularidades excelentes, como a vitamina A da cenoura, o betacaroteno da beterraba e da cenoura. Porém todos eles contêm carboidratos, que não são proibidos, mas, juntos, não são boa pedida para quem está de dieta.

Macarrão + frango assado = sem pele e sem gordura
O macarrão é um alimento rico em carboidrato, junto com o frango, que tem como fonte principal a proteína. A combinação desses dois alimentos é ótima, porém tudo vai depender do modo de preparo, pois o macarrão ao molho quatro queijos, por exemplo, terá um alto valor calórico. Esse molho também é rico em carboidrato e, pior que isso, em gorduras. O frango, se for assado ou grelhado, sem a pele, fica um ótimo alimento. Com um macarrão ao alho e óleo ou ao sugo é saboroso.


PARES QUE NÃO DERAM CERTO
Feijão + pepino
O feijão casado com o pepino faz que durante a digestão haja um aumento de gases. Portanto quem tem problemas com flatulência não pode fazer essa mistura, pois ela é fatal.

Aspartame (edulcorantes) + cafezinho
Aqui temos uma grande polêmica. Os adoçantes em geral são indicados para quem tem diabetes, ou sofre com alguma patologia que não permita o consumo exagerado de carboidratos na refeição. Porém é muito importante trocar sempre de edulcorantes, ou seja, procurar outros. É fácil fazer isso, pois no rótulo de todos os adoçantes está escrito: aspartame, ou ciclamato de sódio, ou sacarina, ou sucralose, ou steviosídeo entre outros. Então, procure sempre alternar os adoçantes. Isso é necessário, pois não há comprovação sobre o que o uso contínuo de um deles pode causar. Já o cafezinho é liberado para todo dia, mas, no máximo, três xícaras por dia, para que não haja consumo exagerado de cafeína, que pode trazer insônia, por exemplo.

Batata frita + hambúrguer
É uma combinação que é impossível de proibir, porém tem milhões de coisas que podem fazer mal a saúde de qualquer pessoa que as consuma constantemente. Quanto à batata frita, o nome já diz, né? É fritura e ainda por cima de imersão, que fica lá dentro do óleo o tempo todo... por mais que seja sequinha, lá dentro está cheinha de óleo: só com isso o consumidor já está cometendo um supercrime contra a própria saúde. O hambúrguer não é, dos males, o pior, apesar da carne também ser frita. A combinação, porém, acaba sendo péssima, pois tem excesso de carboidratos e de lipídios atacando você numa única refeição.

Limão + água morna
Esta combinação não passa de um grande mito. Dizer que ela acaba com aquela barriga ou queima gordura é besteira. Essa ingestão, quando feita pela manhã, em jejum, pode até gerar uma gastrite. Isso porque ocorre um excesso de acidez no estômago e não existe nenhuma indicação na literatura científica que sinalize algum resultado.

Bife à cavalo
O ovo frito deve ser evitado, porque a fritura faz que ele carregue para o seu corpo muita gordura. O ovo seria uma boa cozido ou pochet. O excesso de consumo de ovos, em geral, pode causar alta do colesterol, pois na gema (coma um de 15 em 15 dias) tem uma quantidade grande dessa gordura. O bife deve ser grelhado. Mesmo assim, proteína + proteína é um exagero. Coma o bife ou o ovo, numa mesma refeição.

Farofa + couve
Seria uma ótima combinação, se não fosse a ausência de proteínas no prato. A couve tem um pouco de proteína sim, mas não o suficiente para que um almoço ou jantar seja completo. Com o decorrer do tempo pode ocorrer uma carência, tendo em vista que a farofa tem como principal nutriente o carboidrato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incentivos importantissssiiimos!!