sexta-feira, 20 de março de 2009

Obesidade e conflitos!!!






Comer mais do que se consome.



O problema da obesidade poderia ser resumido de maneira simples, não fosse a complexidade dos motivos envolvidos.


Além dos fatores físicos e ambientais, é importante investigar possíveis causas psicológicas envolvidas na obesidade. Olga Inês Tessari*, psicóloga e psicoterapeuta, informa que 10% da população de obesos têm problemas de origem metabólica. Os outros “30% tem hábitos alimentares errados e cerca de 60% são obesos devido a conflitos emocionais”, afirma. São esses que precisam buscar entender as causas para melhor tratarem desse problema.

Segundo a psicoterapeuta, o hábito de comer pode ser uma tentativa de compensar conflitos emocionais tais como ansiedade, tensão, agitação, solidão, tédio, carências e perdas. Suas raízes podem remontar a hábitos adquiridos na infância, tais como o de incentivar a criança a comer para obter aprovação da mãe. Tessari chama atenção ainda para o fato de a pessoa acima do peso ter problemas de aceitação, seja pelo preconceito social, seja pela não adaptação, desde às roupas até a certos espaços. Por causa dessas dificuldades, a pessoa acaba achando que só há uma maneira de buscar prazer. “O gordo fica cada vez mais gordo justamente porque acaba trocando muitos prazeres da vida pelo

prazer de comer”, explica.

É importante entender que nosso corpo às vezes responde ou gera estímulos à comida que nem sempre estão ligados à fome. Por estresse ou ansiedade, a pessoa tende a comer compulsivamente, sem sequer se dar conta que o alívio que se segue de nada vai adiantar na resolução de seus problemas. Na verdade ocorre o contrário: engordando, a pessoa tende a sentir-se cada vez menos aceita.


O tratamento nesses casos tem sido eficaz através de terapias cognitivas, fazendo com que o paciente tome conhecimento de todas as contingências envolvidas na mudança do seu peso e comportamento, avaliando e corrigindo o comportamento inadequado que contribui para a manutenção da sua obesidade. O auxílio psicoterapêutico pode ajudar a determinar objetivos e resolver problemas, segundo artigo publicado na revista Psiquiatria Clínica por Vasques, Martins e Azevedo.** Os autores defendem que “a dietoterapia associada à psicoterapia, por serem modalidades não invasivas, devem ser sempre priorizadas”.

Olga Tessari explica que “existe uma gama enorme de fatores que provocam a obesidade. Quando se come para abafar um conflito, este não é resolvido e outro conflito aparece: o aumento de peso. E a ansiedade leva a uma ingestão maior de alimentos, provocando um aumento de peso cada vez maior. Para emagrecer é preciso que se investigue a fundo esse fatores e, principalmente, que se aprenda a lidar com os conflitos da forma adequada”.

outro conflito aparece: o aumento de peso. E a ansiedade leva a uma ingestão maior de alimentos, provocando um aumento de peso cada vez maior. Para emagrecer é preciso qustigue a fundo esse fatores e, principalmente, que se aprenda a lidar com os conflitos da forma adequada”.


Um comentário:

  1. Eu sou compulsiva não vou negar, como, como como quando tô ansiosa´, é um horror.
    Mas venho lutando contra isso, e cada dia vou aprendendo a melhorar.
    Adorei o seu bloe e estou te acompanhando tá?
    Já deixei um selinho pra vc no meu blog :)

    ResponderExcluir

Incentivos importantissssiiimos!!